quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MEDITANDO DE PERNAS PRO AR


A meditação é recurso valioso para uma existência sadia e tranquila.
Através dela o homem adquire o conhecimento de si mesmo, penetrando na sua realidade íntima e descobrindo inexauríveis recursos que nele jazem inexplorados.
Meditar significa reunir os fragmentos da emoção num todo harmonioso que elimina as fobias e as ansiedades, liberando os sentimentos que encarceram o indivíduo, impossibilitando-lhe o avanço para o progresso.
As compressões e excitações do mundo agitado e competitivo, bem com as insatisfações e rebeldias geram um campo de conflito na personalidade, que termina por enfermar o indivíduo que se sente desagregado.
A meditação enseja-lhe a terapia de refazimento, conduzindo-o aos valores realmente legítimos pelos quais deve lutar.
Não se faz necessário uma alienação da sociedade; tampouco a busca de fórmulas ou de práticas místicas; ou a imposição de novos hábitos em substituição dos anteriores, para adquirir-se um estado de paz, decorrente da meditação.
Algumas instruções singelas são úteis para quem deseje renovar as energias, reoxigenar as células da alma e regvigorar as disposiçõse do progresso espiritual.
A respiração calma, em ritmo tranquilo e profunda, é fator preponderante para o exercício da meditação.
Logo após, o relaxamento dos músculos eliminando os pontos de tensão nos espaços físicos e mentais, mediante a expulsão da ansiedade e da falta de confiança.
Em seguida, manter-se sereno, imóvel quanto possível, fixando a mente em algo belo, superior e dinâmico, qual o ideal de feliciadde, além dos limites e das impressões objetivas.
Esse esforço torna-se uma valiosa tentativa de compreender a vida, descobrir o significado da existência, da natureza humana e da própria mente.
Por essse processo, há uma identificação entre a criatura e o Criador, compreendendo-se, então, quem se é, por que e para que se vive.
Não é momento de interrogação do intelecto, o da meditação; é o silêncio.
Não se trata de fugir da realidade objetiva; mas de superá-la.
ão se persegue um alvo à frente; antes se harmoniza no todo.
Não se aplicam métodos complexos ou conceitos racionais; porém, se anula a ação do pensamento para sentir, viver e tornar-se luz.
O indivíduo, na sua totalidade, medita, realiza-se, libera-se da matéria, penetrando na faixa do mundo extrafísico.
Os pensamentos e sentimentos, inicialmente, serão parte da meditaçãpo, até o momento em que já não lhe seja necessário pensar ou aspirar, mas, apenas, ser.
Habitua-te à meditação, após as fadigas.
Poucos minutos ao dia, reserva-os à meditação, à paz que renova para outros embates.
Terminado o teu refazimento ora e agradece a Deus a bênção da vida, permanecendo disposto para a conquista dos degraus de ascensão que deves galgar com otimismo e vigor.


fonte: Alegria de Viver/ Divaldo P.Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu jeito.