quinta-feira, 20 de maio de 2010

O TEMPO DE GANDHI - Jayme Coptein



Todo mundo conhece a anedota atribuída a Gandhi, em que, instado por um guia a se apressar no metrô de Londres para ganhar um minuto, perguntou: “E o que se faz com esse minuto?”

Pois agora cientistas alemães do Instituto Max Born, equipe do professor Günter Steinmeyer, acabam de medir o menor intervalo de tempo já registrado até agora: um “attossegundo”. Equivale a 0,000000000000000001 segundo.

O Portal Inovação Tecnológica, que publicou a informação, fez comparações interessantes: um piscar de olhos corresponde ao próprio conceito humano de eternidade quando comparado ao attossegundo: ele está para 1 segundo assim como 1 segundo está para a idade do Universo (em torno de 13 bilhões de anos).

Com toda a certeza, não há de faltar filósofo em nossos melhores botequins – e também nos piores – que faça piada, plagiando Gandhi: “E o que se faz que esse attosegundo?”
Os alemães do Instituto Max Borne sabem o que fazer: comprimir informações neste intervalo de tempo para aumentar a velocidade da transmissão de dados para 100 terabytes por segundo. Ou seja, no tempo gasto para se dizer um-dois, será possível transmitir através da Internet, muitas e muitas vezes o conteúdo de todos os livros da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, uma das maiores do mundo.

Segundo a anedota, Gandhi apenas perdeu uma viagem. Quem não conseguir entender o que se pode fazer com um attosegundo, vai perder é o trem da história. 


Fonte:http://www.jaymecopstein.com.br/

2 comentários:

  1. Nossa, hoje, estudasse tudo e cada vez mais as mudanças para melhor ou pior se farão, nós é que devemos estar atentos para não perdermos o bonde da história mas também para não deixarmos a vida passar em um attosegundo!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kyria!!

    Mudou o visual do blog!!! Ficou lindo e super moderno, adorei!!!
    Passo para ver as novidades e desejar bom fim de semana!
    Beijins!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.